
A simulação de jogo foi apenas para observações preliminares. O único gol saiu após uma boa trama pela direita, com a finalização da meia Marie Soline. Augusto me confidenciou que não se preocupou em estabelecer titulares. Assim, a distribuição das equipes foi aleatória, ainda que, evidentemente, respeitasse as posições preferidas de cada atleta. O esquema de jogo (um 4-4-2 ortodoxo inglês), segundo o treinador, foi similar ao adotado durante a fase de qualificação da Copa Ouro, quando o Haiti venceu Porto Rico, Cuba e Antígua e Barbuda. Penso que, para a primeira fase do torneio, que começa em 28 de outubro, será preciso ocupar os espaços de forma mais organizada e, especialmente, errar menos passes, visto que Estados Unidos, Costa Rica e Guatemala saberão aproveitar as falhas.
A grande novidade do dia, porém, aconteceu fora do campo. O técnico brasileiro Edson Tavares, que acompanhou o coletivo, está a um passo de concluir as negociações para treinar a seleção masculina do Haiti, que chegará à UFV ainda em setembro. Edson, de 54 anos, estava nos Emirados Árabes e tem passagens pelas seleções da Jordânia e do Vietnã. Na Suíça, e
le trabalhou com nomes importantes no cenário internacional, como o ex-atacante alemão Karl-Heinz Rummenigge.

O provável novo comandante do Haiti é, ainda, amigo pessoal do também alemão Ottmar Hitzfeld, atual treinador da Seleção Suíça. Hitzfeld é um dos três técnicos a ter conquistado a Liga dos Campeões da Europa por dois clubes diferentes, o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund.
Edson está confiante, considera que a classificação à Copa de 2014 é possível. O fato de Jamaica e Trinidad e Tobago terem chegado lá nos últimos anos o entusiasma. "Estados Unidos e México são soberanos, mas as outras seleções podem sonhar, ainda mais com um bom planejamento, que é o que pretendo implantar após o anúncio oficial", afirma.
Abaixo, a reportagem sobre o coletivo, veiculada pelo Universitária Notícias de hoje:
Crédito da foto (Edson Tavares treinando a seleção vietnamita): www.songvan.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário