quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Novidades no campo e fora dele

Após as apresentações, testes físicos e trabalhos específicos, enfim as jogadoras da Seleção de Futebol Feminino do Haiti foram submetidas a uma situação de jogo. O treinador Augusto Moura de Oliveira comandou o primeiro treinamento coletivo após a chegada da delegação a Viçosa. Foram 40 minutos de movimentação intensa em um dos campos do Departamento de Educação Física da UFV. Minhas primeiras impressões foram boas. Embora lhes falte uma técnica mais apurada (houve muitos passes errados), várias jogadoras são habilidosas e nenhuma delas foge do quase sempre necessário contato físico.

A simulação de jogo foi apenas para observações preliminares. O único gol saiu após uma boa trama pela direita, com a finalização da meia Marie Soline. Augusto me confidenciou que não se preocupou em estabelecer titulares. Assim, a distribuição das equipes foi aleatória, ainda que, evidentemente, respeitasse as posições preferidas de cada atleta. O esquema de jogo (um 4-4-2 ortodoxo inglês), segundo o treinador, foi similar ao adotado durante a fase de qualificação da Copa Ouro, quando o Haiti venceu Porto Rico, Cuba e Antígua e Barbuda. Penso que, para a primeira fase do torneio, que começa em 28 de outubro, será preciso ocupar os espaços de forma mais organizada e, especialmente, errar menos passes, visto que Estados Unidos, Costa Rica e Guatemala saberão aproveitar as falhas.

A grande novidade do dia, porém, aconteceu fora do campo. O técnico brasileiro Edson Tavares, que acompanhou o coletivo, está a um passo de concluir as negociações para treinar a seleção masculina do Haiti, que chegará à UFV ainda em setembro. Edson, de 54 anos, estava nos Emirados Árabes e tem passagens pelas seleções da Jordânia e do Vietnã. Na Suíça, ele trabalhou com nomes importantes no cenário internacional, como o ex-atacante alemão Karl-Heinz Rummenigge.

O provável novo comandante do Haiti é, ainda, amigo pessoal do também alemão Ottmar Hitzfeld, atual treinador da Seleção Suíça. Hitzfeld é um dos três técnicos a ter conquistado a Liga dos Campeões da Europa por dois clubes diferentes, o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund.

Edson está confiante, considera que a classificação à Copa de 2014 é possível. O fato de Jamaica e Trinidad e Tobago terem chegado lá nos últimos anos o entusiasma. "Estados Unidos e México são soberanos, mas as outras seleções podem sonhar, ainda mais com um bom planejamento, que é o que pretendo implantar após o anúncio oficial", afirma.

Abaixo, a reportagem sobre o coletivo, veiculada pelo Universitária Notícias de hoje:



Crédito da foto (Edson Tavares treinando a seleção vietnamita): www.songvan.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário