segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Relevante aprendizado

Em certos momentos, um resultado não significa muito. Ou, pelo menos, pode ser explicado pelas circunstâncias. No Brasil há 55 dias, a Seleção Haitiana foi derrotada, ontem, por 7 a 0 pela Seleção Brasileira, na Granja Comary, em Teresópolis.

As jogadoras caribenhas são facilmente dominadas pela emoção. Nove meses após o terremoto que arruinou diversas famílias haitianas, isso ficou evidente no amistoso contra uma das melhores seleções do mundo. Após o jogo, a zagueira Frantzcid François declarou ao site Globoesporte.com sua admiração por Marta, certamente a melhor jogadora de todos os tempos. Disse que "nem sonhava em chegar perto" da camisa 10 do Brasil

Esse clima de excessivo respeito ficou evidente no primeiro tempo, quando o Brasil abriu 6 a 0. No segundo tempo, as virtudes defensivas do Haiti, que nós percebemos durante o período de treinamentos na Universidade Federal de Viçosa, foram mais bem exploradas. Afinal, a Seleção Brasileira marcou apenas um gol nos últimos 25 minutos. Sim, 25, porque a tradicional neblina de Teresópolis impediu o jogo de seguir em frente.

É claro que o técnico Kleiton Lima, do Brasil, trocou algumas peças no segundo tempo, mas a concentração das haitianas, falha no primeiro tempo, é, pelo que vimos aqui, absolutamente fundamental para o sucesso do time.

A partir de 4 de novembro, o Brasil vai disputar a Campeonato Sul-Americano no Equador. Já a Seleção Haitiana embarca amanhã para o México, onde disputa a Copa Ouro, que classifica as três melhores seleções para a Copa do Mundo 2011, na Alemanha. Considerando as categorias principais do futebol masculino e do feminino, a qualificação seria a segunda da história do futebol haitiano. A seleção masculina disputou a Copa de 1974, na Alemanha Ocidental, quando perdeu os três jogos.

O caminho das haitianas, porém, está longe de ser simples. No grupo A, ao lado de Costa Rica, Guatemala e da poderosa seleção norte-americana, a equipe precisa pelo menos do segundo lugar na chave para manter o sonho vivo.

Imagem: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário